13/04/2012

A amplitude de movimentos.


 A AMPLITUDE DE MOVIMENTOS

O  seu corpo possui uma série de junções que ligam os seus ossos. Essas junções são chamadas de articulações e cada uma delas é cercada por músculos, tendões e ligamentos.
As articulações são fundamentais na realização dos movimentos. São elas que determinarão qual será o movimento mínimo e o movimento máximo que você poderá realizar com cada parte do seu corpo. A diferença entre o movimento máximo e o movimento mínimo é chamada de amplitude de movimentos.

O que é que determina a amplitude de movimento de suas articulações?
 
A tensão dos ligamentos, dos tendões e dos músculos ao redor da articulação. Assim como uma corda que segura um barco no cais, quanto mais frouxas forem as cordas que cercam a articulação  (os ligamentos, os tendões e os músculos), maior será o movimento que você poderá realizar. E quando mais rígidas forem essas cordas, menor será o movimento.
Geralmente, os seus movimentos diários são suficientes para manter suas articulações livres e flexíveis.

COMO A LESÃO MEDULAR AFETA A AMPLITUDE DE MOVIMENTOS?

Quando você sofre uma lesão medular, suas articulações perdem flexibilidade e se tornam tensas. A amplitude dos seus movimentos fica reduzida e isso limita muitas atividades que você pode realizar.
Então, é necessário realizar exercícios para estirar suas articulações e para manter a flexibilidade dos ligamentos, dos tendões e dos músculos.

COMO REALIZAR OS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO?

Mesmo que você não tenha condições para fazer seus exercícios sozinho, você ainda é responsável pelo cuidado com o seu corpo. Durante a realização dos exercícios de amplitude de movimentos, dê tempo para que seus músculos, os tendões e os ligamentos encurtem e estirem.
Recomendamos que você acompanhe os exercícios e cuide para que se mantenha a posição de alongamento por um curto período  (faça uma contagem de 1 até 20). Antes de começar a fazer o seu programa de exercícios, existem alguns pontos importantes para lembrar:

1 - Nunca use força excessiva quando realizar os alongamentos. A força usada deve ser suficiente apenas para esticar os músculos da perna, braço ou tronco. Não mova violentamente o corpo, pois isto tende a encorajar músculos espásticos a se contraírem;

2 - Mantenha uma posição, evitando se machucar, especialmente se você tiver espasticidade. Isto permite que suas fibras musculares relaxem e alonguem;

3 - Faça os seus exercícios pela manhã ou no final da tarde, após ter feito a inspeção da pele do seu corpo;

4 - Os exercícios (indicados ao seu caso) que você deverá continuar realizando em casa serão repassados para você pelo seu terapeuta funcional. Cuide para que sejam bem executados.

0 comentários:

Postar um comentário