13/04/2012

O que é Medula Espinhal e Lesão Medular.


 O QUE É MEDULA ESPINHAL
aniz_1    anizo_2

O cérebro e a medula  espinhal são duas partes importantes do nosso Sistema Nervoso Central O cérebro controla a maioria das atividades do corpo. A medula espinhal transporta as mensagens que saem do cérebro em direção às outras partes do nosso corpo. É a medula também que transporta as mensagens que partem do nosso corpo e vão para o cérebro.
Essas mensagens podem estar relacionadas com a sensibilidade, o movimento, o controle da bexiga e do intestino, etc. A Medula Espinhal é parecida com uma corda da espessura de um dedo que vai da base da sua cabeça ate a parte mais baixa de suas costas. A Medula Espinhal fica no interior de uma espécie de túnel formado pelo conjunto de ossos localizados nas costas Esse conjunto de ossos é chamado de coluna vertebral e é ela que protege a medula espinhal.
Cada um dos ossos da coluna é chamado de vértebra. As vértebras são sustentadas por ligamentos que partem do pescoço. A cada duas vértebras existe um disco, formado de material esponjoso, que amortece as batidas e impactos ocorridos nas costas.

A coluna vertebral é dividida em quatro partes:
bano_2
1 - A parte superior é denominada de coluna cervical e corresponde à região do pescoço;

2 - Abaixo da coluna cervical vem a parte denominada de coluna torácica, que vai do pescoço até a altura da nossa cintura;

3 - Depois temos a parte denominada de coluna lombar, correspondendo à região das costas abaixo da cintura;

4 - Por último, vem a parte denominada de sacral.
A nossa coluna sacral é formada por uma peça única de osso (vértebras fundidas) A medula termina formando uma espécie de triângulo, que continua como um delgado filamento e com as raízes nervosas. Isso faz com que os nervos da coluna lombar e sacral pareçam um rabo de cavalo. Essa parte é conhecida como cauda eqüina.

QUAL É A FUNÇÃO DA MEDULA ESPINHAL?

Quando você quer  movimentar qualquer parte do seu corpo, essa vontade acontece no cérebro. É o cérebro que comanda e dá ordens ao resto do corpo. Assim se você quiser movimentar um dedo do seu pé, o seu cérebro é que dará essa ordem. Mas como  essa ordem sai do cérebro e chega ao dedo do seu pé?
Através da medula e dos nervos. 
Quando você sente que uma coisa  está quente ou fria, parece que é o dedo da sua mão que sente o calor ou o frio. O ”sentir ” começa no dedo, caminha pelos nervos e pela medula (de baixo para cima) até chegar ao cérebro. Somente quando essa mensagem de calor ou frio chega ao seu cérebro é que você realmente sente que  alguma coisa está fria ou quente. Assim,  a medula e os seus nervos servem para fazer a ligação do cérebro com  o resto do seu corpo,É como uma estrada de mão dupla, trazendo e levando mensagens.

O QUE É LESÃO MEDULAR?
acosi_3
A lesão medular é frequentemente causada por um movimento da vértebra. Quando o osso das suas costas ou de seu pescoço quebra ou quando os ligamentos se rompem, a medula espinhal pode ser comprimida. 
Algumas vezes, acidentes com arma branca (faca) ou com arma de fogo podem danificar a medula sem atingir o osso. Estas lesões são chamadas de traumáticas. A medula também pode ser lesada por doenças (causas não-traumáticas), por exemplo, vírus, tumores e Schistossoma. 
Qualquer machucado sofrido por sua medula pode afetara sua habilidade de se mover  e/ou de  sentir. Um machucado na sua medula pode comprometer também o funcionamento de alguns órgãos internos. Se você tem uma lesão medular, partes de seu corpo, abaixo do nível da lesão, poderão estar comprometidas.
O quanto mudam essas funções depende de onde e  do quanto a medula foi lesada.  O mesmo sistema usado para numerar as vértebras e os nervos de nossa coluna é usado para determinar o nível da lesão.
O nível da lesão medular é dado pelo último nível normal, abaixo do qual as funções já estão alteradas.Saber o nível de sua lesão é importante para a sua reabilitação.Porém,saber como a lesão afeta o seu corpo é ainda mais importante.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA LESÃO COMPLETA E UMA INCOMPLETA?

A sua lesão é completa quando não existe movimento voluntário – ou seja, movimentos que você mesmo ordena que sejam feitos – ou sensação abaixo do nível da lesão.
A sua lesão é incompleta quando você ainda tem algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão, ou quando alguns movimentos ou sensações vão retornando pouco a pouco durante vários meses. Freqüentemente, só o tempo pode dizer com certeza o quanto sua medula foi afetada.

A RECUPERAÇÃO

Logo após a lesão, a sua medula espinhal deixa de realizar as funções durante um período de tempo (semanas ou meses). Todos os reflexos abaixo do nível de lesão estarão ausentes durante esse período, que é denominado de choque medular.
O retorno dos reflexos abaixo do nível da lesão marca o final do choque medular. Neste momento, o seu médico pode determinar se sua lesão está se comportando como uma lesão completa ou incompleta. Se você tem uma lesão incompleta, alguma sensação ou movimento poderá retornar.
Porém, ninguém pode determinar se isso acontecerá com você ou, em caso de algum retorno e sensação e/ ou movimento, ninguém pode determinar o quanto esse retorno será funcional. Somente o tempo poderá determinar essas respostas.
A sua reabilitação deverá ser iniciada imediatamente. Você será orientado a realizar atividades e exercícios para trabalhar o que você apresenta no momento atual (o seu quadro neurológico). Se você recuperar alguma sensação e/ ou movimento, a sua equipe de reabilitação desenvolverá novas metas para você.

Fonte: Google, Blogs.

0 comentários:

Postar um comentário