13/04/2012

Sistema respiratório.


O SISTEMA RESPIRATÓRIO
 
respira_9
Sistema Respiratório.

O QUE É RESPIRAÇÃO

A respiração é um ato automático, que ocorre espontaneamente quando dormimos e que podemos dominar, quando acordados. Quando você respira, os seus pulmões realizam uma troca de gases importantes:

1 - O pulmão leva oxigênio para dentro do seu organismo e;

2 - Retira dióxidos de carbono de seu organismo.

A respiração tem dois momentos diferentes: a inspiração e a expiração. Quando você inspira, isto é, puxa o ar para dentro de seu corpo, o oxigênio enche o pulmão. Quando você expira, isto é, coloca para fora o ar de dentro do seu corpo, o dióxido de carbono trazido pelo sangue é expulso do seu organismo.
Muitos músculos são utilizados para realizar a sua respiração. Os principais são: o diafragma, os músculos intercostais e os músculos abdominais.

Músculos respiratórios e suas funções:

Diafragma – É o principal músculo responsável pela respiração. Fica logo abaixo dos pulmões, dividindo o tórax do abdômen.

Intercostais – Estes músculos ficam entre as costelas. Eles são usados no auxílio à tosse e quando você inspira profundamente.

Abdominais – Estes músculos são responsáveis pela tosse.

COMO A LESÃO MEDULAR AFETA A RESPIRAÇÃO?

Após a lesão medular acima de T12, o trabalho do músculo do diafragma, dos músculos intercostais e dos abdominais,na respiração podem ficar comprometidos. O quanto esse trabalho muscular é comprometido depende do nível da lesão.
Quanto mais alta for a sua lesão, maior será o comprometimento dos músculos respiratórios e maior será a dificuldade de sua respiração. Quando ocorre uma lesão medular, os efeitos mais comuns sobre a respiração são os seguintes:

Diafragma – no caso de uma lesão completa acima de C4, o diafragma e outros músculos deixam de funcionar. Neste caso, pode ser necessário o uso de ventilador mecânico, de forma transitória ou permanente.

Intercostais – no caso de uma lesão acima de T1, a força dos músculos intercostais é reduzida. Contudo, o diafragma e os músculo do pescoço podem ajudar na respiração.

Abdominais – no caso de uma lesão acima de T12, a força dos músculos abdominais é reduzida. Contudo, os músculos intercostais, o diafragma e os músculos do pescoço podem ajudar na respiração e na tosse.

PNEUMONIA COMO RECONHECER

Existem diversos tipos de problemas respiratórios, e cada um deles tem uma causa diferente. Em pessoas que sofreram lesão medular, o problema mais comum que pode ocorrer é a pneumonia.
Quando você tem pneumonia, alguns ou todos os sintomas abaixo podem surgir, permitindo que você reconheça esta alteração:

a) Respiração ¨curta¨

b) Respiração rápida;

c) Aumento da congestão nasal e secreção amarelada ou esverdeada em seus pulmões;

d) Dor de cabeça pela manhã, febre ou sonolência.

Obs.: Em caso de pneumonia procure um médico. Problemas sérios de respiração devem ser tratados em hospital.

PRESERVANDO SEUS PULMÕES

Há muitas maneiras de prevenir o surgimento de problemas respiratórios. Cabe a você proteger seus pulmões. Veja abaixo o que deve ser feito:

1 - Pare de fumar ou limite o número de cigarros fumados. Fumar aumenta as secreções de seu pulmão e também a chance de aparecer infecções;

2 - Faça exercícios respiratórios regularmente se você tiver um nível de lesão cervical ou torácica alta estando acamado. Faça uma respiração profunda, segure o ar, conte até 3 e empurre o ar todo para fora de uma só vez ou adquira um incentivador respiratório. Use uma faixa-cinta abdominal, em caso de dificuldade respiratória. O uso da faixa pode aumentar sua capacidade respiratória.

3 - Procure evitar lugares com poluição. Evite fumaça de cigarros, poeira e matérias químicas.

4 - Aumente a freqüência de seus exercícios respiratórios, se você tiver um resfriado ou dor de garganta, tome bastante líquido e faça manobras respiratórias 2 a 3 vezes ao dia, procure um pronto socorro se o resfriado não desaparecer em 10 dias;

5 - Saia do leito tão logo possa, a posição deitada diminui a força do músculo diafragma, aumentando muito a possibilidade de complicações.

6 - As complicações diminuem em alta porcentagem quando se tem vida ativa.


A amplitude de movimentos.


 A AMPLITUDE DE MOVIMENTOS

O  seu corpo possui uma série de junções que ligam os seus ossos. Essas junções são chamadas de articulações e cada uma delas é cercada por músculos, tendões e ligamentos.
As articulações são fundamentais na realização dos movimentos. São elas que determinarão qual será o movimento mínimo e o movimento máximo que você poderá realizar com cada parte do seu corpo. A diferença entre o movimento máximo e o movimento mínimo é chamada de amplitude de movimentos.

O que é que determina a amplitude de movimento de suas articulações?
 
A tensão dos ligamentos, dos tendões e dos músculos ao redor da articulação. Assim como uma corda que segura um barco no cais, quanto mais frouxas forem as cordas que cercam a articulação  (os ligamentos, os tendões e os músculos), maior será o movimento que você poderá realizar. E quando mais rígidas forem essas cordas, menor será o movimento.
Geralmente, os seus movimentos diários são suficientes para manter suas articulações livres e flexíveis.

COMO A LESÃO MEDULAR AFETA A AMPLITUDE DE MOVIMENTOS?

Quando você sofre uma lesão medular, suas articulações perdem flexibilidade e se tornam tensas. A amplitude dos seus movimentos fica reduzida e isso limita muitas atividades que você pode realizar.
Então, é necessário realizar exercícios para estirar suas articulações e para manter a flexibilidade dos ligamentos, dos tendões e dos músculos.

COMO REALIZAR OS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO?

Mesmo que você não tenha condições para fazer seus exercícios sozinho, você ainda é responsável pelo cuidado com o seu corpo. Durante a realização dos exercícios de amplitude de movimentos, dê tempo para que seus músculos, os tendões e os ligamentos encurtem e estirem.
Recomendamos que você acompanhe os exercícios e cuide para que se mantenha a posição de alongamento por um curto período  (faça uma contagem de 1 até 20). Antes de começar a fazer o seu programa de exercícios, existem alguns pontos importantes para lembrar:

1 - Nunca use força excessiva quando realizar os alongamentos. A força usada deve ser suficiente apenas para esticar os músculos da perna, braço ou tronco. Não mova violentamente o corpo, pois isto tende a encorajar músculos espásticos a se contraírem;

2 - Mantenha uma posição, evitando se machucar, especialmente se você tiver espasticidade. Isto permite que suas fibras musculares relaxem e alonguem;

3 - Faça os seus exercícios pela manhã ou no final da tarde, após ter feito a inspeção da pele do seu corpo;

4 - Os exercícios (indicados ao seu caso) que você deverá continuar realizando em casa serão repassados para você pelo seu terapeuta funcional. Cuide para que sejam bem executados.

Medicamentos.


MEDICAMENTOS
 
milho_7
Medicamentos.

POR QUE TENHO QUE TOMAR OS MEDICAMENTOS?

PARA QUE SERVEM OS MEDICAMENTOS?

Após a lesão medular, seu organismo sofreu alterações principalmente relacionadas com os movimentos, sensibilidade, temperatura, pele, bexiga e intestino. Devido a essas alterações se faz necessário o uso de medicamentos para amenizar as alterações do organismo e tratar algumas intercorrências como infecção de urina.
 
Os remédios atuam de acordo com o objetivo do tratamento, assim, se você apresentar um aumento dos movimentos involuntários nos braços ou pernas (espasticidade) o médico irá receitar um remédio para diminuir esse desconforto, portanto, para cada caso existe um remédio que irá ajudar no controle do problema. O médico irá avaliar o seu caso e se julgar necessário irá receitar a medicação que deverá tomar.

QUANDO DEVO PARAR DE TOMAR OS MEDICAMENTOS?

Por ocasião da alta, você será orientado  quanto aos remédios que deverá tomar e quando retornar para consulta de revisão, o médico irá avaliar se deverá continuar ou não tomando o remédio. Você só deve parar de tomar o remédio com orientação do seu médico.

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES QUE TENHO QUE SABER COM OS MEDICAMENTOS QUE ESTOU FAZENDO USO?

Comprar remédio observando a data de validade.

Evitar suspender o uso do remédio por conta própria, procure orientação do seu médico.

Evitar tomar remédio com bebida alcoólica, você poderá ter reação indesejável. 

Evitar dirigir quando estiver tomando remédio controlado, (Tegretol,Diazepan,Tryptanol, Hidantal e outros).

Algumas medicações causam secura na boca e nesses casos recomenda-se o uso de ¨balas¨ para auxílio da salivação.

Procure sempre tomar os remédios em horários estabelecidos na sua receita, obedecendo o intervalo dos mesmos.

Para sua informação, citaremos a seguir alguns remédios que geralmente são receitados para pacientes com lesão de medula e que só devem ser tomados, se forem prescritos pelo seu médico.

Lioresal (Baclofeno) Indicado para diminuir os movimentos involuntários que não se tem controle (espasticidade) devido à lesão da medula.

Diazepan ( Diazepan) Indicado para relaxamento dos músculos e auxiliar o sono.

Sirdalud (Tizanidina) Indicado para relaxamento muscular e atua na medula melhorando a espasticidade.

Tryptanol (Amitripitilina) Indicado para o controle da depressão e da dor.

Tegretol (Carbamazepina) Indicado para alívio da dor em queimação.

Oxibutinina (Retemic) Indicado para controle da pressão dentro da bexiga e diminuir a perda de urina.

Amplictil (Clopromazina) Indicado para o controle da dor tipo queimação.


Sua pele- Como evitar as escaras.


SUA PELE - O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ESCARAS

A PELE
 
aloia_12
Célula da pele
 
A pele é uma parte importante do seu corpo e desempenha várias funções importantes para sua sobrevivência:

1 Proteção – sua pele protege você dos muitos agentes químicos e físicos a que estamos sujeitos em nossa vida diária, tais como bactérias, sujeiras, objetos externos, raios ultravioleta, etc:

2 Sensibilidade – as sensações do toque, de dor, de calor ou de frio se dão através de terminações nervosas da pele;

3 Regulação de líquidos corporais e da temperatura – glândulas sudoríparas estão sempre produzindo água e sais, trocando o conteúdo de fluidos do corpo.Quando o líquido das glândulas evapora, auxilia a manter uma temperatura corporal estável.

A pele é constituída de 2 tipos de tecidos: a Epiderme e  Derme.

A Epiderme é feita de uma parte externa de células mortas e de uma parte interna de células vivas.A cada instante do seu dia, as células mortas da sua pele são eliminadas do seu corpo e substituídas por células novas da parte interna da epiderme.

A Derme é feita de um tecido fibroso grosso que fornece força elasticidade à pele.É na derme que ficam os folículos capilares(as raízes de seus pêlos), as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas, os vasos sanguïneos e as terminações nervosas.

O QUE É UMA ESCARA?
 
esca_6    escara_7
Grau 1                     Estado Avançado
 
A circulação adequada de sangue no seu corpo é fundamental para manter viva a sua pele. Quando a circulação é interrompida por tempo prolongado, as células morrem e surgem feridas. Essas feridas são chamadas de Escaras ou Úlceras de pressão. 
 
A causa mais comum dessas feridas é a pressão do colchão da cama, de um assento de cadeira ou de alguma superfície dura sobre sua pele. Quando você fica muito tempo em uma mesma posição, a pressão sobre a sua pele aumenta.
 
Ao mesmo tempo, o peso do seu corpo empurra os seus ossos contra os vasos sanguïneos que alimentam a sua pele de nutrientes e oxigênio. O resultado dessa pressão de fora para dentro e de dentro para fora é que o sangue para de circular naquela área. Apele morre e se forma uma ferida – a Escara.

LOCAIS ONDE AS ESCARAS SÃO MAIS COMUNS
 
 
beco_7
Locais aonde as escaras podem ocorrer
 






















Essas feridas surgem geralmente naquelas áreas do seu corpo onde os ossos são pouco protegidos por músculos e podem ser tocados com facilidade. Além da pressão, outros fatores influenciam a formação de escaras:

a) Fricção- a fricção provocada por movimentação constante de partes de seu corpo sobre superfícies, podem causar ferimentos. Às vezes, a espasticidade exagerada pode provocar isso;

b) Cisalhamento- o cisalhamento ocorre quando 2 camadas de tecidos adjacentes são puxadas em direções opostas;

c) Calor e umidade- a pele fica mais sensível a ferimentos quando submetida à umidade e ao calor persistentes.

AS ESCARAS SÃO PERIGOSAS?

Se as escaras não forem bem cuidadas logo, elas vão ficando cada vez maiores e mais profundas, comprometendo os músculos e podendo chegar até aos ossos. Freqüentemente as escaras  infeccionam. Se a infecção chegar aos ossos, a cura é extremamente difícil, cara e lenta, podendo levar anos.
 
Ás vezes, mesmo quando a escara original já se fechou, ela volta a aparecer por causa da infecção do osso que não foi curada. Essas infecções nos ossos podem levar a deformidades graves. Escaras infectadas podem causar infecção do sangue e , assim afetar todo o corpo. Podem ocasionar, inclusive, a morte. Uma das maiores causas de morte em pessoas com lesão medular são as escaras.

COMO EVITAR UMA ESCARA?

O surgimento de escaras pode ser evitado através de cuidado simples com sua pele e com o seu corpo. Observe sempre a sua pele, principalmente as áreas que recebem maior pressão. A maioria das escaras se inicia com pequenas áreas avermelhadas na pele, que podem ficar arroxeadas em pouco tempo- devido à falta de circulação de sangue no local- até se tornarem uma pequena ferida. Há várias formas de evitar que a situação chegue a esse ponto. Vamos conhecer algumas delas:

1 - Observe sua pele todos os dias. Para enxergar as áreas mais difíceis use um espelho ou peça a ajuda de outra pessoa. Se você notar alguma área avermelhada, massageie, ou peça para  outra pessoa massagear o local, e não faça mais pressão sobre essa área até que desapareça a vermelhidão.

2 - Mantenha uma alimentação saudável. As vitaminas A e B6 são muito importantes para a saúde de sua pele. Pessoas mal nutridas (com peso abaixo ou acima do normal) apresentam uma pele mais frágil e têm dificuldade para cicatrização das feridas. Por isso, o controlo do peso é fundamental para prevenir e tratar escaras.

3 - Beba de 2 a 3 litros de líquidos por dia. A água é muito importante para a hidratação e para a saúde de sua pele. A massagem da pele com cremes ou óleo mineral pode ajudar também no fortalecimento e evitar seu ressecamento.

4 - Mantenha a pele sempre limpa. O banho diário é muito importante. O banho tira sujeiras que podem inflamar algum machucado que você tenha.

5 - Apare as unhas dos pés e das mãos regularmente. Uma unha encravada pode causar uma infecção ou uma escara de difícil tratamento. Após o banho, seque bem os pés. Os pés devem receber cuidados especiais porque são regiões com muitos ossos proeminentes, o que facilita o aparecimento de escaras.

6 - Massageie o seu corpo durante o banho. Use uma bucha e faça movimentos circulares sobre a pele, pois isso ajuda a circulação do sangue.

7 - Mantenha a pele sempre seca. Sempre que você se molhar ou se sujar com urina, fezes ou outros líquidos, você deve limpar a área com água e sabão e secar bem. Nunca fique com roupas molhadas.

8 - Use roupas de algodão. Por serem leves, essas roupas fazem menos pressão sobre a pele. Lembre-se que dobras ou rugas nas roupas que você veste ou nas roupas de cama provocam atrito com apele, favorecendo a formação das escaras. Use meias e sapatos confortáveis, ( de número maior do que o seu) para proteger seu pés;

9 - Tome banhos de sol. Prefira sempre tomar banho de sol antes das 10 horas da manhã ou depois das 4 horas da tarde. O sol é muito importante, porque seus raios têm efeito cicatrizante. Um banho de sol de 20 a 30 minutos por dia é o suficiente.

10 - Alivie a pressão sobre a sua pele quando estiver na cama ou em cadeira de rodas. Na cama você deve realizar,  mudanças de posição (decúbito) de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas aproximadamente. Para evitar perder a hora, um despertador pode ajudar. Durante este período, você pode ficar dos dois lados e de barriga para cima (decúbito dorsal).
 
A posição de barriga para baixo (decúbito ventral) permite que você passe um período maior sem precisar se virar. Nessa posição você pode, por exemplo, passar o período da noite sem precisar acordar para virar. Na posição de barriga para baixo, coloque travesseiros no peito, nas coxas e na canelas, livrando a área dos órgãos genitais joelhos e dedos dos pés. Na cadeira, você deve fazer elevações de 15 em 15 minutos e mudanças de posição freqüentes. Isto alivia a pressão e evita escaras na região do bumbum.
 
Escaras nessa região são de difícil cicatrização e impedem a pessoa de sentar durante um longo período, limitando suas atividades. Na cadeira, os pés devem estar afastados e formando um ângulo de 90 graus com as pernas, assim como as pernas em relação ao tronco. Os joelhos também devem ficar afastados. O cuidado nas transferências para evitar machucados e arranhões deve ser observado. Mantenha sempre o assento da cadeira confortável e ajuste os pedais para sua altura.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
 
Além de todos esses cuidados com o seu corpo e a sua pele, existem outras dicas importantes que você deve sempre observar:

1 - Evite queimaduras durante o banho. Verifique sempre a temperatura da água.

2 - Não use bolsas de água quente sem indicação do seu médico. A água precisa estar morna e a bolsa não deve ficar em contato direto com a pele. Proteja sua pele com uma toalha ou lençol.

3 - Verifique se a cadeira está travada ao realizar transferências. Evite que suas pernas esbarrem de forma violenta na cadeira.

4 - A espasticidade aumenta o risco de formação de escaras. Isto pode acontecer com a pessoa sentada na cadeira ou deitada na cama. Às vezes, a espasticidade pode derrubar a pessoa da cama ou causar machucados nas transferências.

5 - Diminua ou evite o uso do fumo e do álcool, se você tiver uma escara. O fumo e o álcool prejudicam a cicatrização.

6 - Bóias e colchões de ar ou água não previnem escaras. Bóias e colchões só ajudam a distribuir a pressão. Se você não mudar de posição, mesmo usando bóias e colchões, pode ter uma escara.

O que é Medula Espinhal e Lesão Medular.


 O QUE É MEDULA ESPINHAL
aniz_1    anizo_2

O cérebro e a medula  espinhal são duas partes importantes do nosso Sistema Nervoso Central O cérebro controla a maioria das atividades do corpo. A medula espinhal transporta as mensagens que saem do cérebro em direção às outras partes do nosso corpo. É a medula também que transporta as mensagens que partem do nosso corpo e vão para o cérebro.
Essas mensagens podem estar relacionadas com a sensibilidade, o movimento, o controle da bexiga e do intestino, etc. A Medula Espinhal é parecida com uma corda da espessura de um dedo que vai da base da sua cabeça ate a parte mais baixa de suas costas. A Medula Espinhal fica no interior de uma espécie de túnel formado pelo conjunto de ossos localizados nas costas Esse conjunto de ossos é chamado de coluna vertebral e é ela que protege a medula espinhal.
Cada um dos ossos da coluna é chamado de vértebra. As vértebras são sustentadas por ligamentos que partem do pescoço. A cada duas vértebras existe um disco, formado de material esponjoso, que amortece as batidas e impactos ocorridos nas costas.

A coluna vertebral é dividida em quatro partes:
bano_2
1 - A parte superior é denominada de coluna cervical e corresponde à região do pescoço;

2 - Abaixo da coluna cervical vem a parte denominada de coluna torácica, que vai do pescoço até a altura da nossa cintura;

3 - Depois temos a parte denominada de coluna lombar, correspondendo à região das costas abaixo da cintura;

4 - Por último, vem a parte denominada de sacral.
A nossa coluna sacral é formada por uma peça única de osso (vértebras fundidas) A medula termina formando uma espécie de triângulo, que continua como um delgado filamento e com as raízes nervosas. Isso faz com que os nervos da coluna lombar e sacral pareçam um rabo de cavalo. Essa parte é conhecida como cauda eqüina.

QUAL É A FUNÇÃO DA MEDULA ESPINHAL?

Quando você quer  movimentar qualquer parte do seu corpo, essa vontade acontece no cérebro. É o cérebro que comanda e dá ordens ao resto do corpo. Assim se você quiser movimentar um dedo do seu pé, o seu cérebro é que dará essa ordem. Mas como  essa ordem sai do cérebro e chega ao dedo do seu pé?
Através da medula e dos nervos. 
Quando você sente que uma coisa  está quente ou fria, parece que é o dedo da sua mão que sente o calor ou o frio. O ”sentir ” começa no dedo, caminha pelos nervos e pela medula (de baixo para cima) até chegar ao cérebro. Somente quando essa mensagem de calor ou frio chega ao seu cérebro é que você realmente sente que  alguma coisa está fria ou quente. Assim,  a medula e os seus nervos servem para fazer a ligação do cérebro com  o resto do seu corpo,É como uma estrada de mão dupla, trazendo e levando mensagens.

O QUE É LESÃO MEDULAR?
acosi_3
A lesão medular é frequentemente causada por um movimento da vértebra. Quando o osso das suas costas ou de seu pescoço quebra ou quando os ligamentos se rompem, a medula espinhal pode ser comprimida. 
Algumas vezes, acidentes com arma branca (faca) ou com arma de fogo podem danificar a medula sem atingir o osso. Estas lesões são chamadas de traumáticas. A medula também pode ser lesada por doenças (causas não-traumáticas), por exemplo, vírus, tumores e Schistossoma. 
Qualquer machucado sofrido por sua medula pode afetara sua habilidade de se mover  e/ou de  sentir. Um machucado na sua medula pode comprometer também o funcionamento de alguns órgãos internos. Se você tem uma lesão medular, partes de seu corpo, abaixo do nível da lesão, poderão estar comprometidas.
O quanto mudam essas funções depende de onde e  do quanto a medula foi lesada.  O mesmo sistema usado para numerar as vértebras e os nervos de nossa coluna é usado para determinar o nível da lesão.
O nível da lesão medular é dado pelo último nível normal, abaixo do qual as funções já estão alteradas.Saber o nível de sua lesão é importante para a sua reabilitação.Porém,saber como a lesão afeta o seu corpo é ainda mais importante.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA LESÃO COMPLETA E UMA INCOMPLETA?

A sua lesão é completa quando não existe movimento voluntário – ou seja, movimentos que você mesmo ordena que sejam feitos – ou sensação abaixo do nível da lesão.
A sua lesão é incompleta quando você ainda tem algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão, ou quando alguns movimentos ou sensações vão retornando pouco a pouco durante vários meses. Freqüentemente, só o tempo pode dizer com certeza o quanto sua medula foi afetada.

A RECUPERAÇÃO

Logo após a lesão, a sua medula espinhal deixa de realizar as funções durante um período de tempo (semanas ou meses). Todos os reflexos abaixo do nível de lesão estarão ausentes durante esse período, que é denominado de choque medular.
O retorno dos reflexos abaixo do nível da lesão marca o final do choque medular. Neste momento, o seu médico pode determinar se sua lesão está se comportando como uma lesão completa ou incompleta. Se você tem uma lesão incompleta, alguma sensação ou movimento poderá retornar.
Porém, ninguém pode determinar se isso acontecerá com você ou, em caso de algum retorno e sensação e/ ou movimento, ninguém pode determinar o quanto esse retorno será funcional. Somente o tempo poderá determinar essas respostas.
A sua reabilitação deverá ser iniciada imediatamente. Você será orientado a realizar atividades e exercícios para trabalhar o que você apresenta no momento atual (o seu quadro neurológico). Se você recuperar alguma sensação e/ ou movimento, a sua equipe de reabilitação desenvolverá novas metas para você.

Fonte: Google, Blogs.

01/04/2012

Estado fornece cadeira de rodas e proteses.

Sei o quanto é dificil comprar uma cadeira de rodas por questão financeiras e o custo elevado que elas tem, e o quanto é importante ter uma cadeira adequada a nossa condição pois ela deve ser sobe medida respeitando assim nossas necessidades. Eu mesma a primeira que tive foi aquelas das mais antigas que aonde vai o pé tinha uma corda e toda vez que saia com minha mãe voltava sem um pedaço do pé pois caia toda hora e como não sentia me machucava toda, mas o tempo passou fui descobrindo as coisas e foi assim que ganhei minha cadeira, confesso que não foi das melhores mas me salvou muito na hora de sair de casa.
Já a segunda essa sim foi tudo de bom, leve, bonita e da melhor marca mas não farei propaganda dela.
Esta semana estive na AACD para fazer o pedido e ver o modelo da minha cadeira nova e melhor de tudo que foi tudo tão rápido que em três eu estarei com minha Mercedes nova. Mas vou colocar todos os passos para se adquirir