13/04/2012

Sistema respiratório.


O SISTEMA RESPIRATÓRIO
 
respira_9
Sistema Respiratório.

O QUE É RESPIRAÇÃO

A respiração é um ato automático, que ocorre espontaneamente quando dormimos e que podemos dominar, quando acordados. Quando você respira, os seus pulmões realizam uma troca de gases importantes:

1 - O pulmão leva oxigênio para dentro do seu organismo e;

2 - Retira dióxidos de carbono de seu organismo.

A respiração tem dois momentos diferentes: a inspiração e a expiração. Quando você inspira, isto é, puxa o ar para dentro de seu corpo, o oxigênio enche o pulmão. Quando você expira, isto é, coloca para fora o ar de dentro do seu corpo, o dióxido de carbono trazido pelo sangue é expulso do seu organismo.
Muitos músculos são utilizados para realizar a sua respiração. Os principais são: o diafragma, os músculos intercostais e os músculos abdominais.

Músculos respiratórios e suas funções:

Diafragma – É o principal músculo responsável pela respiração. Fica logo abaixo dos pulmões, dividindo o tórax do abdômen.

Intercostais – Estes músculos ficam entre as costelas. Eles são usados no auxílio à tosse e quando você inspira profundamente.

Abdominais – Estes músculos são responsáveis pela tosse.

COMO A LESÃO MEDULAR AFETA A RESPIRAÇÃO?

Após a lesão medular acima de T12, o trabalho do músculo do diafragma, dos músculos intercostais e dos abdominais,na respiração podem ficar comprometidos. O quanto esse trabalho muscular é comprometido depende do nível da lesão.
Quanto mais alta for a sua lesão, maior será o comprometimento dos músculos respiratórios e maior será a dificuldade de sua respiração. Quando ocorre uma lesão medular, os efeitos mais comuns sobre a respiração são os seguintes:

Diafragma – no caso de uma lesão completa acima de C4, o diafragma e outros músculos deixam de funcionar. Neste caso, pode ser necessário o uso de ventilador mecânico, de forma transitória ou permanente.

Intercostais – no caso de uma lesão acima de T1, a força dos músculos intercostais é reduzida. Contudo, o diafragma e os músculo do pescoço podem ajudar na respiração.

Abdominais – no caso de uma lesão acima de T12, a força dos músculos abdominais é reduzida. Contudo, os músculos intercostais, o diafragma e os músculos do pescoço podem ajudar na respiração e na tosse.

PNEUMONIA COMO RECONHECER

Existem diversos tipos de problemas respiratórios, e cada um deles tem uma causa diferente. Em pessoas que sofreram lesão medular, o problema mais comum que pode ocorrer é a pneumonia.
Quando você tem pneumonia, alguns ou todos os sintomas abaixo podem surgir, permitindo que você reconheça esta alteração:

a) Respiração ¨curta¨

b) Respiração rápida;

c) Aumento da congestão nasal e secreção amarelada ou esverdeada em seus pulmões;

d) Dor de cabeça pela manhã, febre ou sonolência.

Obs.: Em caso de pneumonia procure um médico. Problemas sérios de respiração devem ser tratados em hospital.

PRESERVANDO SEUS PULMÕES

Há muitas maneiras de prevenir o surgimento de problemas respiratórios. Cabe a você proteger seus pulmões. Veja abaixo o que deve ser feito:

1 - Pare de fumar ou limite o número de cigarros fumados. Fumar aumenta as secreções de seu pulmão e também a chance de aparecer infecções;

2 - Faça exercícios respiratórios regularmente se você tiver um nível de lesão cervical ou torácica alta estando acamado. Faça uma respiração profunda, segure o ar, conte até 3 e empurre o ar todo para fora de uma só vez ou adquira um incentivador respiratório. Use uma faixa-cinta abdominal, em caso de dificuldade respiratória. O uso da faixa pode aumentar sua capacidade respiratória.

3 - Procure evitar lugares com poluição. Evite fumaça de cigarros, poeira e matérias químicas.

4 - Aumente a freqüência de seus exercícios respiratórios, se você tiver um resfriado ou dor de garganta, tome bastante líquido e faça manobras respiratórias 2 a 3 vezes ao dia, procure um pronto socorro se o resfriado não desaparecer em 10 dias;

5 - Saia do leito tão logo possa, a posição deitada diminui a força do músculo diafragma, aumentando muito a possibilidade de complicações.

6 - As complicações diminuem em alta porcentagem quando se tem vida ativa.


0 comentários:

Postar um comentário